quinta-feira, maio 01, 2014

Ronaldo & Beyoncé — a estupidez figurativa

[ mundodeportivo.com ]
> A estupidez figurativa de muita "informação" contemporânea tem na futilidade da Internet a sua principal arma de criação & difusão. Observe-se o alarido que por aí vai por causa dos gestos com que, no jogo Bayern-Real Madrid, Cristiano Ronaldo comemorou o seu recorde de 15 golos na Liga dos Campeões (viria ainda a marcar o 16º): assim, há quem tenha descoberto a fascinante (?) coincidência entre os movimentos das mãos de Ronaldo e uns breves momentos da coreografia de Beyoncé no teledisco de Single Ladies (Put a Ring on It)...


> Importa lidar com esta ocupação do tempo (dos consumidores) e do espaço (jornalístico) para além da mais básica candura. Assim, claro que podemos detectar alguma semelhança física entre os movimentos das mãos de Beyoncé e Ronaldo. Mais do que isso: quem quiser especular sobre as estratégias visuais da marca Ronaldo (obviamente pensadas e organizadas para além de qualquer espontaneísmo), poderá até sugerir que o gesto do jogador foi feito com absoluta consciência dos paralelismos que podia suscitar — não é nada disso que aqui se comenta.

> O que está em causa é a banalidade discursiva de um método de olhar & ler o mundo que se faz apenas deste tipo de frugais coincidências. No seu simplismo mental, este tipo de pensamento mediático está sempre disponível para aproximar o que não é aproximável. Pior do que isso: para reduzir o mundo a uma anedota contínua em que tudo se equivale, tudo se banaliza, nada tem peso histórico ou simbólico. Podemos, aliás, gerar infinitos exemplos desse (des)entendimento da experiência humana [exemplo em baixo] como uma repetição de clichés que, supostamente, consagram uma salutar diversão — na prática, limitam-se a promover a estupidez individual e colectiva.