domingo, março 16, 2014

Um outro ponto de vista sobre a 'Paixão'


Aquele que é certamente um dos maiores lançamentos discográficos de 2014 assinala mais um episódio de colaboração entre o compositor John Adams e o maestro Gustavo Dudamel. Adams compôs City Noir para o concerto de estreia de Dudamel como diretor da Los Angeles Philharmonic, obra que teve edição em suporte digital em áudio e, depois, em DVD (em The Inaugural Concert, onde se juntava a esta obra a Sinfonia Nº 1 de Mahler que representava a peça central do programa dessa noite). Compositor e maestro voltam agora a estar juntos em The Gospel According To The Other Mary, um oratório para orquestra, solista e coro que John Adams estreou há cerca de dois anos e que assim conhece estreia em disco nesta edição pela Deutsche Grammophon.

A obra tem como base um libreto assinado por Peter Selllars, colaborador regular de John Adams (peça central em Nixon in China, a primeira ópera do compositor, estreada em 1987). Sellars juntou textos de origens diversas, passando por autores como Dorothy Day, Louise Erdrich, Primo Levi, Rosario Castellanos, June Jordan, Hildegard von Bingen ou Rubén Darío, além claro está das palavras do Velho e do Novo Testamento. A oratória foca atenções na Paixão de Cristo, mas procura um ponto de vista algo diferente escutando sobretudo as vozes de duas mulheres por vezes secundarizadas, nomeadamente Maria Madalena e Marta, a irmã de Lázaro.

Musicalmente a oratória segue os caminhos estimulantes que a música orquestral e vocal de Adams tem seguido nos últimos anos, aliando um belíssimo trabalho do canto a uma noção de espaço acolhedor (e capaz de suportar intenções dramáticas) na cenografia ao seu redor, apesar de pontualmente revisitar ecos mais próximos das heranças minimalistas da sua obra nos oitentas no modo como usa ocasionalmente figuras repetitivas. Num dos momentos de clímax dramático uma aproximação a formas ligetianas contribui para novo alargamento das linhas e cores com que a música de Adams aqui se renova e desafia. 

Esta é assim uma importante contribuição para a história (em estado de work in progress) da música coral do século XXI e junta-se à igualmente pungente La Pasión Según San Marco de Oslavdo Golijov para mostrar como textos e heranças remotas podem conhecer novas (e inovadoras) abordagens no nosso tempo.