Act
“Laughter Tears and Rage”
ZTT Records
(1988)
Revelada através dos Propaganda, a cantora alemã Claudia Brücken pode ser recordada como uma figura como alguma relevância no panorama pop europeu dos oitentas. Uma voz característica e uma imagem igualmente demarcada fizeram de si um nome que, como poucos, conseguiu caminhar entre os espaços da invenção indie pop e pontuais episódios de visibilidade mainstream – aí essencialmente por conta dos singles Duel e P-Machinery, dos Propaganda. Tendo abandonado o grupo pouco depois da edição do seu álbum de estreia A Secret Wish (editado pela ZTT em 1985), a cantora encontrou no músico britânico Thomas Leer o parceiro para uma nova experiência a que chamaram Act, que a editora de Trevor Horn quis continuar a acompanhar. Com carreira discográfica desde finais dos anos 70, tendo então sido um dos primeiros a experimentar os espaços da pop eletrónica, Thomas Leer é contudo quase eclipsado pela presença da cantora alemã num disco que procura reencontrar os espaços de uma pop sofisticada (e ritmicamente elaborada) onde caminhavam os Propaganda mas que apenas em raros momentos soma realmente os ingredientes de forma consequente. Aconteceu, por exemplo, no cartão de visita que apresentaram em Snobbery and Decay, single em cuja capa se juntavam fotos de Quentin Crisp e Liberace e no qual exploravam uma pop sinfonista, elaborada, que o alinhamento do álbum Laughter Tears And Rage não iguala em nenhum outro instante. Editado em 1988 (e apagado do catálogo da editora pouco depois, existindo hoje apenas uma antologia com a integral da obra – curta – do duo), o álbum está afogado em marcas da produção da época, raros sendo os instantes que justifiquem um reencontro. O single Snobbery and Decay – assim como os sucessores Absoltley Imune e I Can’t Escape From You (esta sobretudo na remistura do máxi-single) – são contudo episódios que convém conhecer na história de uma das cantoras mais invulgares da pop dos oitentas cuja carreira, na verdade, nunca voltou a viver o bom momento que então partilhou com os Propaganda.