Este texto é uma versão alargada de um outro que foi originalmente publicado na edição de 22 de agosto do DN com o título 'Quadro de Hopper ganha vida numa esquina de Nova Iorque'
É de noite e, pela ausência de trânsito e transeuntes, imaginamos que podemos estar já pela madrugada dentro. Há um cliente sentado de um dos lados do balcão do diner, um casal mais adiante e um empregado curvado. A luz que ilumina a cena sai do teto. E o resto cabe à nossa imaginação... Pintado em 1942, The Nighthawks é hoje recordado como uma das obras mais marcantes do pintor norte-americano Edward Hopper (1882-1967), integrando desde pouco depois de concluído a coleção do Art Institute of Chicago. Mas agora, a célebre pintura de Hopper agora ganhou “vida”, numa recriação tridimensional que pode ser visitada em Nova Iorque.
A recriação 3D do Nighthawks de Hopper foi montada numa das entradas do famoso edifício Flatiron, que mora na esquina definida entre a 5ª Avenida, a Boradway e a Madison Square, em plena Manhattan. É na estrutura em metal e vidro habitualmente referida como a “proa” do edifício que foi recriado o diner que vemos no quadro, usando manequins que materializam a três dimensões as figuras pintadas. A instalação é da responsabilidade do Whithey Museum of American Art, importante instituição da cidade com sede uns quarteirões mais acima (na esquina da East 75th Street com a Madison Avenue). O museu tem neste momento patente (e até 6 de outubro) a exposição Hopper Drawing, com desenhos do pintor. Entre os cerca de 2500 desenhos que a viúva de Hopper doou ao museu, foi escolhida uma seleção, da qual se destaca precisamente Study for Nighthawks, um carvão sobre papel com 28 por 38 centímetros de dimensão onde ensaia as ideias que depois pintou em The Nighthawks. Organizada por Carter E. Foster, Steven e Ann Ames, esta é a primeira grande exposição focada sobre o trabalho em desenho de Hopper apresentando esboços de alguns dos seus quadros mais célebres. Além do estudo para The Nighthawks estão patentes os eboços para quadros como Early Sunday Morning (1930), New York Movie (1939) ou Office at Night (1940).
A instalação que recria The Nighthawks não corresponde ao local que inspirou o quadro de Hopper. O diner que terá inspirado o pintor, e que há muito foi demolido, ficava na Greenwich Av. (era ali que o pintor o localizava quando dele falava), supostamente numa esquina onde confluem a 7ªa Avenida e a West 11th Street, no extremo ocidental do Greenwich Village. Hopper aceitava que, apesar de inspirado num diner concrerto, o quadro seria um compósito que juntava também elementos que observara entre padarias, hamburguerias e mercearias.
O quadro de Edward Hopper teve já vários episódios de repercussão na cultura popular, do cinema à literatura, pintura e escultura. Deixamos aqui dois exemplos musicais. Num deles o álbum Nighthawks at The Diner, de Tom Waits. No segundo, o álbum Crush, dos Orchestral Manouevers in The Dark.