quarta-feira, agosto 07, 2013

Um novo disco de David Sylvian

É uma das melhores noticias editoriais deste verão. Melhor ainda depois de escutados excertos das duas canções que surgirão no disco. E que disco? Trata-se de um novo 10” de David Sylvian, a editar apenas nos formatos em vinil e digital, com lançamento agendado para setembro, mas com pré-ordens já disponíveis no site oficial da Samadhi Sound, a sua editora.

Uma das canções deste disco é Where’s Your Gravity?, o inédito que surgiu em A Victim of Stars, a antologia com a qual Sylvian assinalou os seus 30 anos de carreira a solo em 2012. Mas a grande surpresa é mesmo Do You Know Me Now?, nova canção de raiz acústica, que junta a voz de Sylvian a arranjos que representam a mais direta herança alguma vez criada das memórias do seu próprio Secrets of The Beehive, de 1987.

A nova canção tem uma história, que remonta a uma exposição de Phil Collins (o artista plástico e não o músico com o mesmo nome). Com o título My heart’s in my hand, and my hand is pierced, and my hand’s in the bag, and the bag is shut, and my heart is caught (inspirado em Genet), o projeto pedia a cada um dos colaboradores – entre os quais Sylvian – para que usassem gravações de telefonemas provenientes de um centro para sem-abrigo em Colónia (naturalmente sob a autorização de quem realizava as chamadas). Dessas gravações poderiam recolher material para a criação de uma composição musical. Sylvian criou assim Do You Know Me Now?...

Podem ouvir aqui excertos das duas canções.