sábado, agosto 31, 2013

Miley Cyrus e o caso Bruma

Miley Cyrus de biquini na MTV... Bruma, jogador do Sporting, envolvido num emaranhado labirinto (pouco) futebolístico... Ou como está abalada a percepção mediática e, sobretudo, televisiva da "juventude" — esta crónica de televisão foi publicada no Diário de Notícias (30 Agosto), com o título 'Miley Cyrus e Bruma'.

1. Na sua performance nos prémios MTV, Miley Cyrus usou um biquini cor de pele, protagonizando uma coreografia recheada de sugestões sexuais. Tanto bastou para que, nos EUA, se ouvissem algumas vozes chocadas pelo facto de descobrirem que, afinal, a “Hanna Montana” dos estúdios Disney não vai ficar adolescente para sempre... Curiosamente, não se pode dizer que as televisões (pelo menos deste lado do Atlântico) tenham ficado muito comovidas com a ocorrência. O sintoma é claro: a MTV, hoje em dia uma paisagem ocupada pelas desgraças da “reality TV”, não possui, nem de longe nem de perto, o carisma e a inteligência artística de outros tempos. Além do mais, se se trata de desafiar os padrões correntes de figuração dos mais jovens, e da arte de o fazer com a devida ironia, valerá a pena regressar às origens: reveja-se Madonna na primeira edição dos mesmos prémios MTV, vestida de noiva, a interpretar Like a Virgin e avaliem-se as diferenças...


Foi em 1984, faltavam apenas oito anos para que Miley Cyrus nascesse.

2. É verdade que, felizmente, já ouvimos alguns comentadores do futebol chamar a atenção para a desagradável dimensão mediática que adquiriu o caso Bruma (e a sua eventual saída do Sporting): temos assistido a um folhetim “telenovelesco” que, para além das razões que possam assistir a cada uma das entidades envolvidas, tende a favorecer uma visão instrumental, pontuada por cifrões e milhões, das qualidades dos mais jovens. Creio que as televisões deviam reflectir um pouco sobre essa facilidade com que, muito para além dos programas desportivos, se constroem ídolos “juvenis” cuja imagem se vai esgotando nas riquezas que acumulam. E não se julgue que se trata de discutir a legitimidade dos seus ganhos. Trata-se, isso sim, de perguntar que sentido faz reduzir a juventude à miragem de exuberantes performances financeiras, afinal raríssimas. Bruma, convém lembrar, não é veterano de coisa nenhuma e, com os seus 18 anos, ainda é mais novo que Miley Cyrus.