quarta-feira, agosto 07, 2013

E a 'burqa' de Lady Gaga foi destapada

Ninguém tem dúvidas de que, no “departamento” da música pop, e apesar do regresso (em grande forma) de Justin Timberlake, o álbum mais aguardado do ano é mesmo ARTPOP, o novo disco de originais de Lady Gaga, com data de lançamento agendada para novembro (com Applause, o single de avanço, já no próximo dia 19).

Na era da Internet as “fugas” acontecem. E chegou já aos ouvidos do mundo uma ‘demo’ com Burqa, uma das canções que figurarão no alinhamento do álbum.

Burqa é uma boa surpresa. Depois do relativo desnorte de Born This Way, um álbum que ora procurava expressar heranças dos Queen ora caminhava por soluções electrónicas menos estimulantes, a maquete da nova canção mostra uma Lady Gaga inspirada ao mesmo nível daquela que, por alturas de The Fame Monster nos deu temas como Bad Romance, Alejandro ou Telephone. A canção começa por nos colocar em ambiente de tempero magrebino (porém com sabores que parecem já mais de alma andaluz que coisa do Norte de África) e evolui para um jogo em várias partes que envolve uma secção electrónica angulosa, intensa e dançável (a dada altura com voz sintetizada a lembrar os ensinamentos de uns Kraftwerk), juntando um refrão pop mais clássico.

Note-se que estamos ainda perante apenas uma maquete e que a produção poderá ainda moldar formas finais, eventualmente alterando as superfícies, mas talvez já não a estrutura da canção. Para aperitivo inesperado, convenhamos que chega acima das expectativas. Ou seja, parece que vai mesmo valer a pena esperar pelo álbum...