Discos para ouvir em tempo de Verão... Este texto integra a série 'Para ouvir na praia', que por estes dias tem sido publicada no DN.
Não é difícil encontrar canções da obra dos Pet Shop Boys que sirvam que nem uma luva aos calendários de verão. Do festim pop de um Go West à melancolia para noite quente de um Being Boring, a obra desta dupla que soma já 29 anos de vida discográfica cruzou-se em muitas ocasiões com as sensações de celebração festiva que associamos muitas vezes às noites de verão (sendo que não descuidaram nunca a inteligente utilização das palavras em quaisquer destas aventuras estivais). Ao procurar um álbum dos Pet Shop Boys para este ano ouvir na praia poderíamos passar pela elegância de um Behaviour (1990) ou pelo apelo dançável do novo Electric (2013). Mas apontemos a memória a 1996 e a um álbum que assimilou a luz e os sabores da cultura latina para fazer... canções pop.
Na verdade já em 1988, em Domino Dancing, o duo Neil Tennant / Chris Lowe tinha ensaiado um breve flirt de verão com temperos da música latino-americana. Mas em Bilingual foram mais longe, alargando esses mesmos diálogos a todo o alinhamento (bem coerente) de um álbum. Nascido depois de uma digressão sul-americana, Bilingual estende ainda a abordagem latina dos Pet Shop Boys aos domínios da própria língua, algumas das canções sendo, de facto, bilingues, juntando o inglês ao espanhol e ao português - aqui em concreto com Se A Vida É (That’s The Way Life Is), canção que foi inclusivamente editada como um dos quatro singles extraídos deste álbum.