sábado, agosto 31, 2013
David Bowie a 45 RPM (33)
Os primeiros sinais firmes de um interesse de David Bowie pelas linguagens da música soul, que começara a emergir durante a Diamond Dogs Tour, ganharam retrato mais firme na primeira canção revelada do alinhamento de um álbum de estúdio que, por essa altura, tinha estado a gravar nos Estados Unidos e com a colaboração de músicos americanos. Contando com a colaboração de Luther Vandross, e editada em single em fevereiro de 1975, a canção Young Americans (que daria título ao novo álbum) apresentava sinais de partida para um território novo na obra de Bowie, e deixava definitivamente arrumada a etapa glam rock (que Diamond Dogs não encerrara completamente, apesar dos pontos de fuga que já refletia). Young Americans é assim o momento em que emerge a noção de plastic soul, que teria daí expressão em vários instantes da obra de Bowie, mas com expressão maior, e depois deste álbum de 1975, em discos como Let’s Dance (1983) e Black Tie White Noise (1993), os três definindo uma trilogia que, pelo brilho maior do trio berlinense de 1977 e 79 por vezes acaba injustamente esquecida quando se aborda o todo da sua obra.