quinta-feira, julho 18, 2013

Um bombista na capa da Rolling Stone

I - O menos que se pode dizer sobre o dossier da Rolling Stone dedicado a Dzhokhar Tsarnaev, um dos jovens implicados no atentado na maratona de Boston (15 Abril 2013), é que se trata de um trabalho jornalístico sério e abrangente, a justificar uma leitura atenta — "Jahar's World". Para já, vale a pena assinalar algumas reacções de protesto que a capa da revista suscitou, quer acusando-a de tentar transformar Tsarnaev numa "estrela de rock", quer considerando que se está a conferir "glamour" ao terrorismo.

II - Vivemos num mundo em que o muito que se vê, ou dá a ver, é acompanhado pelas mais delirantes formas de cegueira simbólica (entenda-se: à dimensão simbólica). Pelos vistos, chegou-se mesmo ao ponto de uma revista, no título principal da sua capa, identificar alguém como "o bombista" (que se tornou um monstro) e haver muito boa gente disponível para considerar que isso é uma forma de justificação ou legitimação dos actos de quem é figurado. Na prática, isso traduz um modo pueril de formatação visual (todos os dias favorecido pela cultura televisiva dominante): representar algo ou alguém seria uma automática sanção dos seus efeitos ou actos — a mentalidade festiva dos "famosos" passou a ser, em muitos casos, a única grelha de leitura das imagens.

III - Claro que há um dado brutal, extremamente incómodo, que aqueles que acusam a Rolling Stone recusam enfrentar. É que ninguém está a tratar Tsarnaev como estrela de rock: foi ele próprio que se auto-representou através de uma pose que remete para códigos visuais devedores de alguma iconografia da juventude e das suas stars — a foto que está na capa da revista, convém lembrar, foi colocada online pelo próprio Tsarnaev. Recusar lidar com isso é fechar os olhos à rede de interacções entre o corrente imaginário juvenil e o (também corrente) imaginário da fama. Os editores da Rolling Stone sabem-no muito bem. E, por isso, escrevem: "O facto de Dzhokhar Tsarnaev ser jovem, e do mesmo grupo etário de muitos dos nosso leitores, faz com que para nós seja ainda mais importante examinarmos as complexidades do tema e conseguirmos um entendimento mais completo do modo como uma tragédia destas pode acontecer."