segunda-feira, julho 15, 2013

Bruce Lee a promover... whisky

É verdade: 40 anos passados sobre o seu falecimento, Bruce Lee ressuscitou para promover... o whisky Johnny Walker. Depois do anúncio dos chocolates Galaxy com Audrey Hepburn, o episódio acrescenta mais um capítulo (deprimente!) à história corrente da manipulação digital das imagens e, no limite, do próprio conceito de memória.


É verdade que o making off do anúncio está recheado de estimulantes curiosidades. E não tenhamos dúvidas que, com os herdeiros do herói cinematográfico das artes marciais, foram acautelados todos os problemas legais e morais que a produção podia envolver. Mas o que importa questionar não são nem as fascinantes potencialidades das mais modernas tecnologias, nem as circunstâncias jurídicas que envolveram esta ou aquela campanha...
O que está em jogo é esse continuado efeito de desgaste material e simbólico: a partir deste tratamento do passado como algo que apenas existe através das suas "reconversões" mais ou menos espectaculares, o que desaparece são os próprios padrões (imagens, neste caso) a partir dos quais se torna possível construir alguma memória. Assim, já não há memória, nem sequer redescoberta — apenas um fluxo de mensagens em que Bruce Lee a patrocinar whisky ou uma lagartixa transformada em astronauta a caminho de Júpiter... tudo é possível. Sendo o possível apenas o gesto imberbe de quem já não se dá tempo (nem dá aos outros) para, realmente, contemplar uma imagem.
Enfim, esperemos que a controvérsia não se dissipe, nem sequer digitalmente. Até porque, como alguns fãs não têm deixado de recordar (eles, ao menos, têm memória), Bruce Lee não bebia álcool... Cheers!