segunda-feira, abril 29, 2013

Spielberg filma "biografia" de Obama

A célebre franja de Michelle Obama foi adoptada pelo marido?... Parece ser um daqueles exercícios de photoshop que, com mais ou menos imaginação, passaram a proliferam na Net, provenientes de fonte mais ou menos anónima. Mas não: o photoshop está lá (é mesmo muito sofisticado), mas a origem desta imagem é a Casa Branca. E quem a divulgou foi... Barack Obama!
O contexto é tudo, de facto. Aconteceu no tradicional jantar do Presidente dos EUA com os jornalistas que desempenham a função de correspondentes na Casa Branca. Num discurso de admirável humor, Obama falou da sua "colagem" à imagem pública de Michelle... Acima de tudo, cumpriu a tradição de elogiar a nobre função jornalística (num final de sereno dramatismo, evocando o tratamento noticioso dos recentes atentados em Boston), não sem previamente sujeitar os convidados a alguns salutares sarcasmos, tão implacáveis quanto elaborados: "O meu trabalho é ser Presidente. O vosso é fazerem com que eu me mantenha humilde. Francamente, acho que estou a fazer melhor o meu trabalho."
O grande momento da noite foi o anúncio da "biografia" cinematográfica de Obama, a ser realizada por Steven Spielberg. Está tudo explicado nos dois minutos deste delirante video. E sem querer estragar a surpresa para quem ainda não conheça o clip, não posso deixar de sublinhar como se consagra, aqui, um extraordinário entendimento entre a Casa Branca e uma das personalidades maiores da história moderna de Hollywood. Na prática, Spielberg acrescenta mais um episódio, desconcertante e divertido, a algo que a equipa de Obama veio transformar de forma radical e fascinante. A saber: a prática política é, hoje em dia, em parte muito significativa, uma continuada prática mediática. Além do mais, ficamos a conhecer ainda melhor o genial poder de transfiguração de Daniel Day-Lewis...