sábado, abril 06, 2013

Ruth Prawer Jhabvala (1927 - 2013)

Escritora britânica nascida na Alemanha, premiada com um Booker, foi uma colaboradora fundamental, como argumentista, dos filmes da Merchant Ivory Productions: Ruth Prawer Jhabvala faleceu no dia 3 de Abril, na sua casa, em Manhattan — contava 85 anos.
Nascida em Colónia, filha de pais judeus fugidos ao regime nazi, viveu em Londres desde 1939, tendo adquirido a nacionalidade britânica em 1948. A viver na Índia depois do seu casamento, em 1951, com um arquitecto indiano, começou a escrever contos e romances que reflectiam os cruzamentos culturais da sua experiência de vida: To Whom She Will (1955), Nature of Passion (1956), Esmond in India (1957) e The Householder (1960) são exemplos dessa fase. Em 1963, o americano James Ivory e o indiano Ismael Merchant, realizador e produtor associados na Merchant Ivory Productions, convidaram-na a escrever uma adaptação de The Householder. Seria o primeiro título de uma colaboração de várias décadas.
Jhabvala ganhou o Booker Prize de 1975, com Heat and Dust: a respectiva versão cinematográfica viria a ser dirigida por Ivory, em 1983, com Julie Christie e Greta Scacchi nos papéis principais (título português: Verão Indiano). Ganhou dois Oscars de melhor argumento adaptado, precisamente com filmes de Ivory/Merchant: Quarto com Vista Sobre a Cidade (1985) e Regresso a Howards End (1992), ambos baseados em romances de E. M. Forster. A sua escrita acabou por definir um padrão dramatúrgico de abordagem das diferenças de classe, em especial na Inglaterra do começo do século XX — várias séries de televisão dos últimos anos, incluindo Downton Abbey, são sucedâneos desse trabalho. Em 2005, publicou My Nine Lives, antologia de fragmentos autobiográficos.

>>> Obituário no New York Times.