domingo, abril 07, 2013

David Bowie em 45 RPM (17)


E chegou o momento da “mudança” (literalmente). Primeira edição de Bowie para a RCA, foi, tal como os singles imediatamente anteriores, um flop... Mas deixava no ar uma ideia nova. Houve quem mais tarde falasse de um manifesto. E a verdade é que, ao descobrir as potencialidades que a noção de mudança dá ao artista, Bowie encontrou um caminho.

Falamos de Changes, o primeiro tema do alinhamento do álbum Hunky Dory (editado em finais de 1971) a ser lançado no formato de single (já em inícios de 1972). Gravado com as colaborações de músicos como Mick Ronson (guitarra) e Rick Wakeman  (piano), Changes fala de mudança não apenas na letra mas na própria forma de apresentar o material musical, mudando inclusivamente de tempo e tom alargando, como nunca até esse momento, os horizontes de desafio pela sua frente (abrindo portas a uma série de ousadias formais que dele fariam pouco depois um dos mais visionários dos nomes da linha da frente da música popular).

Changes foi editado no formato de single em vários territórios europeus com Andy Warhol, outra das canções de Hunky Dory, no lado B. Foi também um dos primeiros lançamentos no mercado norte-americano.

Podem revisitar aqui a canção numa gravação ao vivo de inícios dos anos 70.