Actriz e cantora americana, começou por ser uma vedeta infantil através das produções de Walt Disney: Annette Funicello faleceu no dia 8 de Abril, em Bakersfield, California, por complicações derivadas de esclerose múltipla (de que sofria desde o começo da década de 90) — contava 70 anos.
Começou aos 12 anos no programa de televisão Mickey Mouse Club, das produções Disney, pertencendo ao grupo dos chamados "Mouseketeers" — primeira à esquerda, na fila da frente.
O seu sucesso televisivo acabou por conduzi-la a diversas produções cinematográficas da Disney, incluindo The Shaggy Dog (1959) e Babes in Toyland (1961). Ironicamente, como jovem adulta, a sua imagem iria sofrer uma inesperada viragem (que, rezam as crónicas da época, terá provocado algumas reticências da parte da Disney): Annette Funicello transfigurou-se em vedeta das produções da American International Pictures, protagonizadas pelo muito popular cantor Frankie Avalon, tendo as festas da praia como motivo central das suas histórias, iconografia e espírito "libertário" — tudo com muita música, Avalon em calções de banho mais ou menos coloridos e, last but not least, as personagens femininas em bikini. Beach Party (1963) lançou a moda, a ponto de o seu título se ter transformado em rótulo deste "género" efémero, com presença importante também na edição discográfica; seguiram-se Muscle Beach Party (1964), Bikini Beach (1964), Pajama Party (1964), Beach Blanket Bingo (1965) e How to Stuff a Wild Bikini (1965).
Continuou a filmar e gravar discos, com regularidade, até meados dos anos 80. Em 1987, Funicello e Avalon voltaram a reunir-se no filme Back to the Beach (Praia de Sonho), agora interpretando as personagens dos pais, num "revival" dos seus sucessos dos anos 60. Escrita em colaboração com Patricia Romanowski, a sua autobiografia, A Dream Is a Wish Your Heart Makes: My Story (1994), adopta o título de uma canção da animação clássica da Disney, produzida em 1950, Cinderella.
>>> Annette Funicello cantando Treat Him Nicely, no filme Beach Party (1963).
>>> Obituário no New York Times.