quarta-feira, janeiro 16, 2013

TV Mania: álbum chega em março

À espera de ver a luz do dia desde os anos 90, o disco do projeto TV Mania – ou seja, Nick Rhodes e Warren Cuccurullo – vai finalmente conhecer edição em março. Esta notícia foi originalmente publicada no DN online.

Foi gravado nos anos 90, mas só agora verá a luz do dia. Com o título Bored With Prozac and The Internet?, o álbum do projeto TV Mania (com edição agendada para 11 de março) é um novo projeto paralelo dos Duran Duran, resultando de um trabalho conjunto do teclista (e fundador do grupo) Nick Rhodes, com o guitarrista Warren Cuccurullo, que integrou o grupo entre 1986 e a viragem do milénio. O álbum terá edição digital e no formato de vinil.

O disco foi criado usando samples de sons captados na televisão e loops rítmicos, procurando com estes elementos a criação de uma música que servisse se banda sonora ao estilo de vida frenético da idade digital em que vivemos. Depois de sucessivos adiamentos, as gravações originais trabalhadas por Nick Rhodes e Warren Cuccurullo chegaram a ser dadas como desaparecidas (afinal estavam apenas mal arquivadas). E foram recentemente reencontradas pelo teclista por ocasião de uma consulta a um arquivo onde procurava registos originais dos Duran Duran para digitalizar.

Agora o disco tem uma data de lançamento agendada e dentro de poucas semanas poderemos descobrir o que é, afinal, esta "telenovela bizarra" (como descrevem no site oficial dos Duran Duran) que acompanha a história de uma família que cede a sua liberdade a cientistas em troca de um estilo de vida moderno, apoiado por tecnologia e fama conquistada ao jeito de um reality show. Recorde-se que, na altura em que esta música foi criada, o conceito de Reality TV tinha como expressão maior o programa The Real World, da MTV. "Imaginámos um mundo onde toda uma família abdicava da sua privacidade quotidiana e permitia que a sua existência fosse acompanhada pelas massas através da televisão. E isto foi dois anos antes do filme The Truman Show e quatro antes de Survivor", diz o guitarrista Warren Cuccurullo em declarações que podemos ler no site da sua antiga banda. "Agora toda a gente revela os detalhes mais íntimos das suas vidas via online ou pela reality TV", acrescenta.

Além deste foco temático, o álbum explora ainda temas como a vigilância, o comércio virtual, moda, o cinema, a fama e a fé. Ao reencontrar as gravações Nick Rhodes explica que foi como quando se tira a poeira de cima de uma pintura. "Os tempos mudaram desde que fizemos o disco, mas o tema que o inspirou está na linha da frente das atenções do mundo contemporâneo, por isso as canções passaram o teste do tempo de uma forma estranha, mas bela", explica o teclista.

O álbum, com temas com títulos como What About God?, Paramount, What's In The Future?, Yoghurt and Fake Tan ou People Know Your Name, é constituído por um alinhamento de 11 temas, aos quais se junta um disco extra com seis remisturas de Beautiful Clothes, Euphoria e I Wanna Make Films. As edições em vinil - a editar pela Vinyl Factory - surgirão numa versão gatefold (capa desdobrável) e numa outra, numa caixa, com uma série de extras, entre os quais uma polaroid autografada por Nick Rhodes, um desenho autografado por Warren Cuccurullo e um booklet.


Os TV Mania já tiveram uma existência concreta em disco quando os dois músicos assinaram sob este nome os créditos de produção do single Electric Barbarella (1997) dos Duran Duran. O projeto é assim o terceiro que Rhodes desenvolve em paralelo ao grupo que fundou em 1978, antes tendo já militado nos Arcadia (com Simon Le Bon e Roger Taylor) com os quais lançou o álbum So Red The Rose (1985) e cinco singles entre 1985 e 86 e os The Devils (com Stephen Duffy, o vocalista da formação original dos Duran Duran) através dos quais editou em 2002 o álbum Dark Circles no qual deu vida às composições dos primeiros tempos de vida dos Duran Duran e que nunca tinham chegado a disco. Por seu lado, e depois de um início de carreira na banda de Frank Zappa, e além da sua passagem pelos Duran Duran entre 1986 e 2000, Warren Cuccurullo desenvolveu uma carreira paralela a solo a partir de 1994, tendo já editado seis álbuns em nome próprio. Os Missing Persons, a que pertenceu no início dos anos 80, regressaram por breves instantes em inícios do presente século, tendo o músico embarcado na reunião do seu velho grupo, ao mesmo tempo que os Duran Duran regressavam à sua formação "clássica", com a qual voltaram aos discos com Astronaut, em 2004.