segunda-feira, janeiro 14, 2013

Miss América 1945

A revista Life deixou de existir em papel, mas não abandonou a Net. E vai continuando a divulgar o seu imenso património, incluindo aquele que, precisamente, nunca chegou a ser impresso. É o caso de um portfolio assinado pelo grande Alfred Eisenstaedt (1898-1995), registando o concurso de Miss América 1945, realizado, de acordo com a tradição, em Atlantic City (a mudança para Las Vegas apenas ocorreu a partir de 2006).
Foi o ano em que Bess Myerson [foto de cima, única publicada em 1945] recebeu esse título efémero que, para todos os efeitos, importa ser conhecido para além dos clichés, históricos ou mediáticos, que o enquadram. Como recorda o texto de apresentação, o concurso envolve um processo de atribuição de bolsas de estudo (que, em anos recentes, se aproximou dos 50 milhões de dólares), celebrando um entendimento popular da beleza feminina cuja história está longe de ser abstracta – por exemplo, como sublinha a Life, as mulheres afro-americanas só entrariam no concurso a partir dos anos 70...
As imagens assinadas por Eisenstaedt possuem, assim, um misto de candura iconográfica e contundência histórica. Relembram-nos, além do mais, o relativismo de qualquer noção de beleza, porventura ensinando-nos a resistir ao moralismo que, ontem como hoje, não poucas vezes, atinge os olhares que a contemplam.