quarta-feira, dezembro 05, 2012

Rolling Stones, 1965

O primeiro documentário realizado sobre os Rolling Stones foi rodado durante a sua curta digressão irlandesa em 1965. O filme teve finalmente lançamento em 2012 e surge agora em formato Blu-ray. Este texto foi originalmente publicado no DN online com o título ‘Reencontro com os Rolling Stones em 1965’

Não eram ainda a banda com a dimensão que alcançariam mais tarde, mas eram já um dos nomes mais brilhantes do panorama pop/rock britânico. Por essa altura tinham já quatro álbuns e iam a caminho de somar o seu quinto número um na tabela dos singles mais vendidos no Reino Unido com Get Off My Cloud. Mas apesar da gritaria que dominava as plateias à sua frente e da legião de admiradores que os esperava no aeroporto ou na rua, frente ao hotel, os Rolling Stones não eram ainda uma instituição da realeza rock'n'roll. Charlie Is My Darling, documentário rodado durante a digressão irlandesa do grupo em setembro de 1965 dá-nos, de resto, um magnífico retrato daqueles cinco músicos numa época de transição entre o sentido aventureiro de quem dá os primeiros passos e a sua coroação como ícones de referência da cultura popular.

O filme teve uma história atribulada. Realizado por Peter Whitehead, Charlie is My darling foi o primeiro documentário rodado sobre os Rolling Stones. Os dois dias em que decorreu a breve digressão irlandesa são a sua matéria prima. A câmara observa-os no aeroporto, no comboio, entre refeições, em palco (ao som de canções como Heart of Stone ou The Last Time), em momentos de descontração no quarto do hotel e entre entrevistas... Concluído em inícios de 1966, o filme acabou contudo na gaveta e nunca teve lançamento oficial.

Agora, assinalando os 50 anos do nascimento dos Rolling Stones, Charlie Is My Darling ganhou finalmente a vida que sempre merecera. Com nova montagem, as imagens de câmara à mão revelando uma ideia de cinema-verdade na forma de olhar, o documentário sugere uma viagem no tempo rumo à intimidade de um colosso rock'n'roll ainda em construção. Estreado em Nova Iorque no passado mês de setembro, o filme surge agora no formato Blu-ray acompanhado por extras que não só permitem reencontrar a versão com a montagem original do filme, bem como entender como surgiu e decorreu o seu restauro.