Para entrar o ano de 2013, a revista W volta a propor um conjunto de capas que definem a própria pluralidade de olhares, estilo e visões das linguagens visuais contemporâneas.
O lema da edição de Janeiro é "a arte encontra a moda". E a protagonista é sempre a mesma: Jessica Chastain, actriz de infinitas subtilezas dramáticas e emocionais, por certo uma das poucas potenciais stars que emergiram neste nosso atribulado século XXI. Vimo-la, por exemplo, em Procurem Abrigo (Jeff Nichols, 2011), A Árvore da Vida (Terrence Malick, 2011) ou As Serviçais (Tate Taylor, 2011), este valendo-lhe a nomeação para o Oscar de melhor actriz secundária.
Para fotografar/figurar Chastain, a revista convidou quatro artistas da imagem, com resultados que vão desde a pose clássica de Hollywood até à reinvenção pictórica, passando pelo carácter lúdico da colagem. São eles [pela ordem aqui apresentada]:
* RINEKE DIJKSTRA
* CHANTAL JOFFE
* MICKALENE THOMAS
* GEORGE CONDO
Eis um excelente exemplo do modo como a iconografia do presente se faz também de sábias reconfigurações do passado, ao mesmo tempo apelando a contactos e contaminações entre diversas formas de expressão visual.