quinta-feira, dezembro 06, 2012

Dave Brubeck (1920 - 2012)

Pianista e compositor multifacetado, escreveu alguns célebres standards da história do jazz como Your Own Sweet Way, All the Things You Are e You Go to My Head: Dave Brubeck faleceu em Norwalk, Connecticut, no dia 5 de Dezembro, véspera do seu 92º aniversário.
Combinando uma sólida formação clássica com uma alegria formal capaz de, sem preconceitos, fazer frente aos sucessos da pop, Brubeck conseguiu com Take Five [video: registo de 1966, com Paul Desmond, saxofone, Eugene Wright, contrabaixo, e Joe Morello, bateria], do álbum Time Out (1959), um tema de enorme popularidade, tornando-se mesmo o primeiro single da história do jazz a vender um milhão de cópias.
Take Five, como vários outros dos seus temas mais emblemáticos, conta com a colaboração essencial do saxofonista Paul Desmond (1924-1977). A sua criatividade sempre desafiou padrões de estabilidade: a solo ou com o seu quarteto, deixa uma obra imensa, com várias dezenas de álbuns, indissociável das suas lendárias performances ao vivo. Ao longo das décadas, cinema e televisão integraram com frequência as suas composições, desde Ana e as suas Irmãs (1986), de Woody Allen, até à série Os Sopranos (1999-2007). Em 2010, para comemorar o seu 90º aniversário, Bruce Ricker e Clint Eastwood produziram o documentário Dave Brubeck: In His Own Sweet Way (realizado pelo primeiro), para Turner Classic Movies (TCM).

>>> Obituário no New York Times.