Não é todos os dias que uma editora discográfica tem acesso ao espaço de um museu e se dá a ver... em exposição! Assim acontece actualmente com a ECM — até 10 de Fevereiro de 2013, na Haus der Kunst, em Munique, ECM - Uma Arqueologia Cultural propõe uma viagem pelas muitas memórias da casa que Manfred Eicher fundou em 1969, em Munique, propondo-se "gravar, produzir e publicar música de vanguarda". Princípios que, afinal, se mantêm activos, e com esplendorosos resultados, desde os tempos analógicos até à era digital.
Estamos a falar, afinal, de uma editora que tem mobilizado nomes como Paul Bley, Keith Jarrett, Chick Corea ou Jan Garbarek, grandes inovadores do mundo do jazz, divulgando também o trabalho de compositores contemporâneos como Steve Reich, John Adams ou Arvo Pärt. Isto sem esquecer a sua ligação ao trabalho de cineastas como Jean-Luc Godard ou Theodoros Angelopolous [video: a curta Je Vous Salue, Sarajevo, realizada por Godard em 1993 e editada pela ECM].
Mesmo à distância, este é um acontecimento cuja ressonância simbólica importa sublinhar. Além de materiais de arquivo (escritos, fotografias, sons, etc.), a exposição propõe algumas instalações de artistas contemporâneos e ainda uma exaltante temporada de concertos: Meredith Monk & Katie Geissinger, Tomasz Stanko New York Quartet e Jan Garbarek & The Hilliard Ensemble são alguns dos nomes que, nos próximos meses, visitarão Munique.