Convenhamos que, por vezes, o jornalismo português vive a nossa muito funda crise cultural (que se sobrepõe a todas as outras crises) com um involuntário e cativante humor. Assim, sofremos as angústias do apocalipse quotidiano que as televisões nos injectam... mas, ao mesmo tempo, há quem proclame o regresso da alegria!
"Voltou a alegria", escreve-se na manchete de A Bola — poderíamos, talvez, pensar que os mercados, os célebres mercados que ninguém questiona, nos tinham enviado algum telegrama redentor. Mas não. Acontece apenas que o Sporting ganhou a 'Albufeira Summer Cup'... E que, pelos vistos, do ponto de vista desportivo, isso é mais importante que a conclusão da maior prova de ciclismo do mundo (à esquerda, em baixo, num cantinho da página).
Em última instância, o que importa discutir não tem nada a ver com performances desportivas, muito menos com o Sporting (ou qualquer outro clube). O que vale a pena registar é esta insólita apetência de celebração que, por um misto de automatismo e indiferença, se faz manchete colectiva, exuberante e ingenuamente partilhável — no dia 23 de Julho de 2012, compreendemos que a depressão nacional é apenas a derivação traumática de um jogo de futebol em Albufeira, isto é, o espectáculo menor de uma alegria por qualquer preço.