segunda-feira, junho 11, 2012
Um submarino em alta definição
Este texto sobre as edições em DVD e Blu-ray da versão restaurada de Yellow Submarine foi originalmente publicado na edição de 5 de junho de 2012 do DN com o título 'A nova vida do velho submarino'
“Gosto dos filmes da Disney, por isso pensei que este poderia ser o melhor filme da Disney alguma vez feito – mas com a nossa música. Seria uma combinação perfeita. Mas não era isso o que queriam, e ainda bem que a decisão não foi minha”... Quem o diz é Paul McCartney, no livro Anthology onde os Beatles contam (nos anos 90)a sua história nas suas próprias palavras. O músico fala de Yellow Submarine, o filme de animação com música dos fab four estreado em 1968 e que agora, com som e imagem restaurados, tem nova edição em Blu-Ray e DVD (com a banda sonora igualmente com novo lançamento em CD).
Os Beatles já não davam concertos desde 1966, e a cada novo disco que lançavam juntavam um pequeno filme promocional que podemos entender como parte da pré-história dos telediscos. Eram ainda presença habitual nos ecrãs de televisão numa série de desenhos animados norte-americana que recriava as suas figuras e vozes. O cinema também não era para eles novidade, tendo surgido em A Hard Day’s Night (1964) – filme que entre nós estreou com o título As Quatro Cabeleiras do Após-Calipso –, Help (1965), ambos de Richard Lester, e Magical Mistery Tour, de Bernard Knowles (1967). E então dão luz verde a uma estreia: um filme de animação para o grande ecrã. Com o título Submarino Amarelo (quando passou entre nós) teve estreia mundial em 1968 e, apesar de ser um desenho animado, mostra os quatro beatles, em imagem real, na cena final.
Este foi o mais influente dos filmes “dos” Beatles, as várias técnicas de animação empregues tendo descendência direta tanto nas vinhetas dos episódios dos Monty Python como em muitas ideias ainda hoje usadas em telediscos com animação. O próprio John Lasseter, o realizador de Toy Story, conta num texto que encontramos no booklet desta nova edição, que coube a Submarino Amarelo o papel de devolver a animação a plateias adultas uma vez que, como explica, a programação de desenhos animados em espaços para crianças na televisão “tinha mudado a perceção da animação” como uma coisa para os mais pequenos. Inovador em todos os sentidos foi como uma “injeção” de vitalidade no cinema de animação e, cruzando esforços de uma vasta esquipa, gerou um filme que o tempo transformaria num objeto de culto.
O filme surgiu na sequência do sucesso da série televisiva (mas com imgem bem diferente) e contou com direção artística de Heinz Edelmann e de uma equipa de animadores, sob realização de George Dunning. Com quatro canções novas – Only a Northern Song, Hey Bulldog, It’s All Too Much e All Togther Now – leva-nos à imagonária Pepperland, terra paradisíaca que é invadida pelos “blue meanies” e depois liberta pelos Beatles.
As novas edições em DVD e Blu-Ray juntam extras ao filme, como um documentário making of de 1968, storyboards de várias cenas e entrevistas com elementos da equipa técnica. Entretanto é também reeditado, com som remasterizado, o CD Yellow Submarine Songtrack.