terça-feira, maio 08, 2012

Cem anos depois...


Foi há precisamente cem anos que foram lançadas as fundações daquilo que hoje é a Paramount Pictures (o terceiro mais antigo dos estúdios de cinema ativos, batida apenas na cronologia pela Universal e Gaumont). A 8 de maio de 1912 surgia a Famous Players Film Company, que se estreava poucos meses depois com o filme Les Amours de la reine Élisabeth, assinado por Louis Mercanton e Henri Desfontaines, com a atriz Sarah Bernarhdt como protagonista. A Paramount surgiu em 1914 da reunião dos esforços da Famous Players Film Company com uma outra companhia, entretanto fundada por Jesse L Lasky e que tinha como primeiro funcionário contratado um jovem inexperiente chamado Cecil B DeMille...

A Paramount ganhou espaço e afirmou-se como grande distribuidora em pouco tempo, desenvolvendo gradualmente um gabinete de produção que, na alvorada dos anos 20, chamava a si nomes como os de Douglas Fairbanks, Gloria Swanson ou Rudolph Valentino.

Cem anos depois a companhia com uma montanha no seu logótipo apresenta um historial que inclui alguns dos títulos maiores da obra de Hitchcock – como Vertigo ou Psycho – as duas versões de Os Dez Mandamentos de Cecil B DeMille (respetivamente estreadas em 1923 e 1956), Asas, de William Wellman (de 1927, o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme), essa obra-prima que se chama O Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder (filme de 1950 que retratou, mais de seis décadas antes, e com outra dimensão, o universo que O Artista recentemente revisitou de modo mais pitoresco), O Padrinho de Coppola ou toda dimensão das sagas Star Trek e Indiana Jones.

Estes são os logos da Paramount Pictures que podemos ver, respetivamente, nos filmes Os Salteadores da Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo Perdido e Indiana Jones e a Última Cruza.

Podem ver aqui mais logótipos da Paramount tal e qual surgiram em filmes célebres do seu catálogo.

O logótipo de 1914
Foto: Judy Watson
A imagem que a Paramount tornou célebre poderá corresponder a um pico no Utah (o estado de onde era natural William Wadsworth Hodkinson, o fundador da companhia). Em concreto o Ben Lomond Peak, que atinge os 2960 metros.

Podem ler aqui e aqui sobre esta montanha e os passeios que nela se fazem a pé.