Nico Muhly
(n. 1981)
Compositor e pianista
É um homem dos mil ofícios e um caso paradigmático do que é um músico do século XXI, entre os seus trabalhos cruzando géneros e entre eles não colocando nunca fronteiras. Natural de Providence (Rhode Island), Nico Mulhy licenciou-se em literatura inglesa pela Columbia University e completou os estudos de música na Juilliard School (onde, entre outros, foi aluno de John Corrigliano). Entre as suas primeiras importantes experiências profissionais conta-se o trabalho nos Looking Glass Studios, de Philip Glass. Cantou num coro em pequeno, ainda hoje sentindo evidente interesse pela música coral enquanto compositor. Tem já editados alguns discos, e hoje integra o catálogo da Decca Classics.
Em paralelo mantém o trabalho com os demais músicos da Bedroom Comunity (que abre horizontes a espaços da folk, contry e outras formas musicais). Mantém ainda uma forte ligação aos universos da música popular tendo já colaborado com nomes como os Grizzly Bear, Björk, Antony & The Johnsons ou Jonsi, dos Sigur Rós. Em 2011 Nico Muhly estreou em Londres (na English National Opera) a sua primeira ópera Two Boys, que explora o lado mais negro da Internet. Assinou já diversas bandas sonoras, entre as quais a de O Leitor, de Stephen Daldry.
Três títulos da discografia de Nico Muhly. O primeiro é Mothertongue, editado pela Bedroom Comunity. O segundo apresenta uma gravação de I Drink The Air Before Me, criado para uma coregorafia (ver aqui). O terceiro é o mais recente A Good Understanding, gravado pelo Los Angeles Master Chorale.
Podem ver aqui o site oficial do músico
Imagens de uma entrevista em Nova Iorque
Podem recordar aqui uma entrevista de Nico Muhly já publicada no Sound + Vision:
Parte 2
Parte 3