segunda-feira, novembro 28, 2011

Curiosidade marciana


A sonda Curiosity já vai a caminho de Marte... Lançada na semana passada, esta sonda robotizada vai tentar procurar no planeta vermelho a resposta a uma das mais antigas questões lançadas pelo homem: estaremos sós? A sua missão mais importante é, no entanto outra, uma vez que, mais que analisar o solo em busca de vestígios da presença (actual ou antiga) de formas de vida, ao robot é pedido um estudo sobre a habitabilidade do planeta. Isto é, a avaliação de uma série de parâmetros que nos permitam avaliar as capacidades de Marte para sustentar a presença humana.

Na verdade a missão responde pelo nome MSL. Ou seja, Mars Science Laboratory. E leva a bordo o robot Curiosity, que deverá chegar à Cratera Gale a 12 de Agosto de 2012. Com a maior carga de equipamento científico alguma vez lançada da Terra para Marte, a Curiosity foi lançada por um foguetão Atlas V 541 este sábado e terá, no solo do planeta nosso vizinho, uma missão de trabalho de cerca de um ano marciano (perto de 680 dias).



Esta sequência de imagens ilustra o processo de descida da Curiosity sobre a superfície marciana, usando métodos com controle mais seguro (e fiável, assim esperamos) que os usados em experiências de aterragem anteriores, nem todas elas bem sucedidas.

Podem acompanhar a evolução da missão MSL aqui.