quarta-feira, novembro 30, 2011

A caminho de Marte: Viking 1 (1975)


Continuando a fazer um percurso pela história da exploração marciana passamos hoje por aquela que, depois das primeiras sondas soviéticas lançadas nos anos 60, foi a primeira missão no solo marciano a enviar para a Terra imagens da sua superfície. Lançada em 1975, a Viking 1 atingiu a órbita marciana a 19 de Junho de 1976 e chegou ao solo um dia depois, aí ficando activa durante seis anos e 116 dias, deixando de enviar informação em 1982, ano em que ficou desactivada.


Apenas 25 segundos depois de atingido o solo, na chamada Chryse Planitia, começou logo a captação da sua primeira imagem, durando quatro minutos o tempo de transmissão para a Terra. Seguiu-se então a criação de uma panorâmica de 300 graus, que revelou uma paisagem pedregosa, de solo arenoso. Que, no dia seguinte, com as primeiras imagens a cores, revelou o tom avermelhado que caracteriza a paisagem marciana.


Duas imagens do solo marciano captadas durante a missão Viking 1 da Nasa e, a fechar o trio, um pôr do sol visto pela sonda a partir da superfície do planeta. Além das fotografias a sonda (que ficou estática no solo) efectuou várias experiências científicas com vista ao estudo do solo marciano e, uma vez mais, a busca de eventuais sinais e vida (que não encontrou).