quarta-feira, julho 28, 2010

Ishiguro filmado por Romanek

Never Let Me Ago, originalmente publicado em 2005, é um notável romance de Kazuo Ishiguro em que o retrato de uma escola privada, situada numa zona rural inglesa, se transfigura em fábula trágica sobre a juventude, a convulsão do amor e a verdade dos corpos. É um daqueles livros que parecem "impossíveis" para o cinema... até que alguém arrisca.
E quem arriscou foi Mark Romanek, realizador de One Hour Photo/Câmara Indiscreta (2002) e também brilhante director de telediscos (Madonna, David Bowie, R.E.M., Nine Inch Nails, Fiona Apple, etc.). A adaptação foi escrita pelo próprio Ishiguro, com a colaboração de Alex Garland, autor de A Praia (que deu origem ao filme homónimo de Danny Boyle, com Leonardo DiCaprio), surgindo no elenco os nomes de Keira Knightley, Carey Mulligan, Andrew Garfield, Sally Hawkins e Charlotte Rampling.
Com estreia americana agendada para Setembro, não será arriscado prever que Never Let Me Go vai ter um lugar importante na corrida para os Oscars — para já, surgiu o primeiro cartaz e também o trailer.


>>> Página da Faber and Faber sobre Kazuo Ishiguro.
>>> Site oficial de
Mark Romanek.