sexta-feira, novembro 20, 2009

Patrick Cowley, antes do 'hi-nrg'

Os últimos anos deram nova vida à memória da obra de Patrick Cowley, um dos “pais” do hi-nrg e uma das figuras-chave, senão mesmo o protagonista, da cena dance que floresceu na cidade de San Francisco (Califórnia) entre finais de 70 e inícios de 80. Lindstrom e outros heróis de uma nova geração de cultores do ‘space disco’ estão entre os responsáveis por esta redescoberta que assim levou a uma nova geração de melómanos os sons de Megatron Man, Menergy e outros clássicos do hi-nrg, reactivando igualmente interesse pelos trabalhos de colaboração que então assinou com Sylvester, entre os quais o clássico Do You Wanna Funk.

Agora, 27 anos depois da sua morte, um disco que gravara em conjunto com um um velho amigo, Jorge Socarras, “perdido” durante anos a fio, conhece edição. É um álbum surpreendente, algo afastado dos destinos para a pista de dança da demais obra gravada por Patrick Cowley (em nome próprio ou com Sylvester), revelando antes um interessante espaço de pioneirismo na pop electrónica norte-americana, em canções de travo pós-punk nascidas em finais da década de 70, em concreto registadas entre 1976 e 1979. E com cereja sobre o bolo numa curiosa versão de Hurdy Gurdy Man, de Donovan Catholic, assim se chama o álbum agora editado, é co-assinado por Patrick Cowley e Jorge Socarras (ambos na imagem que abre o post). E tem edição pela Macro.

Entretanto, um dos temas do álbum foi já remisturado por Morgan Geist. No MySpace da editora está disponível o áudio desta remistura. Pode ouvi-lo aqui