sexta-feira, novembro 20, 2009

Histórias de Berlim (13)

É uma das mais visitadas praças de Berlim. Ainda em fase final de longo processo de remodelação que se seguiu à reunificação, é hoje palco para intensa vida comercial, zona de lazer no Verão (acolhendo concertos e exposições ao ar livre), alberga cinemas, bares, restaurantes… Alexanderplatz era o centro da antiga Berlim Leste, ali residindo o parlamento local e, bem perto, a sede da autarquia. Apesar das mudanças em 20 anos, as marcas da arquitectura socialista foram mantidas, nomeadamente na estrutura monumental do espaço, que abre para a também muito central Karl Marx Allee.

Começou por ser um espaço comercial, recebendo o nome de uma visita a Berlim pelo czar Alexandre I em inícios do século XIX. Aí cresceu um mercado e, já em inícios do século XX, com a instalação de uma estação ferroviária, toda uma nova agitação. Nos anos 20 era, juntamente com Potsdamer Platz, um dos centros da vida nocturna berlinense. Essa vivência acabaria por dar nome a um romance de Alfred Döblin, Berlin Alexandreplatz, este duas vezes adaptado ao cinema e TV, a segunda na histórica leitura de mais de 15 horas, assinada por Fassbinder em 1980.

A 4 de Novembro de 1989 Alexandreplatz foi palco da maior manifestação na história da RDA, chamando mais de meio milhão de alemães descontentes. Organizada por actores e profissionais dos teatros de Berlim Leste, a manifestação foi a primeira a ser autorizada na história da RDA. Pediam-se reformas políticas, expressava-se desagrado pelo regime… Mesmo assim ninguém imaginava que o muro cairia cinco dias depois…