sexta-feira, fevereiro 20, 2009

T-shirts para o "dia dos narizes vermelhos"

Esta é uma página promocional publicada na edição britânica da revista Grazia (com data de 23 de Fevereiro). Que se promove? Como diz a frase, a ideia de usar alguma coisa "divertida". Porquê? Ou para quê? "Por dinheiro".
Mais exactamente: a actriz Keira Knightley veste uma t-shirt com a já clássica fotografia de Madonna com orelhas de Minnie, por Herb Ritts. Trata-se de uma das peças de uma colecção desenhada por Stella McCartney para o Red Nose Day 09, data em que é suposto usar algo divertido — sendo o nariz vermelho de palhaço o adereço essencial —, angariando fundos para o Comic Relief, instituição de apoio humanitário fundada em 1985 pelo escritor de comédias Richard Curtis (autor, por exemplo, de Quatro Casamentos e um Funeral e Notting Hill), na altura visando em particular o auxílio às vítimas da fome na Etiópia. De então para cá, o Comic Relief já angariou cerca de 600 milhões de libras (675 milhões de euros, ao câmbio actual), investidos em programas de auxílio, sobretudo em África.
A colecção de t-shirts de 2009 é um exclusivo da T.K.Maxx. Os principais apoiantes da iniciativa são a BBC — que dedica várias horas de emissão ao evento — e a cadeia de supermercados Sainsbury's. Este ano, o Red Nose Day ocorre a 13 de Março.