sexta-feira, janeiro 23, 2009

"Os Contemporâneos" em DVD

Bruno Nogueira em personagem da RTP Memória — é uma imagem emblemática do programa nº 4 da primeira série de Os Contem-porâneos, agora editada em DVD, com chancela da RTP. A edição, repartida por três discos, inclui os 13 episódios transmitidos entre 4 de Maio e 9 de Outubro de 2008, além de um sketch nunca emitido, entrevistas e vários materiais de making of.
Aqui reencontramos as origens de um pro-jecto que se tem mantido através de uma cuidada abordagem crítica das leis da comu-nicação televisiva. Poderá perguntar-se — mas é uma pergunta válida para todas as experiências de humor televisivo que se continuam a fazer em Portugal — se não haverá variantes criativas que libertem os materiais cómicos de uma certa "depen-dência" em relação ao próprio imaginário televisivo. Mesmo sem querer favorecer um retorno nostálgico ao teatro de revista (que, por vezes, convenhamos, dá origem ao que de menos interessante se vê no campo da comédia televisiva), talvez faça sentido reformular uma questão pertinente, tanto em termos temáticos como de linguagem: que vias existem, para além da pedagógica desmontagem dos dispositivos televisivos, para dar conta das atribulações do tecido social e da dinâmica dos valores colectivos?
Seja como for, nada disso invalida o reconhecimento de que estamos perante uma experiência muito consistente, recheada de momentos de eleição, alguns com vocação para se tornarem referências de culto. Vale a pena recordar os nomes do elenco desta primeira série: Dinarte Branco, Nuno Lopes, Eduardo Madeira, Nuno Markl, Manuel Marques, Bruno Nogueira, Maria Rueff, Carla Vasconcelos e Gonçalo Waddington.