quinta-feira, janeiro 08, 2009

Angelina Jolie — Los Angeles, 1928

Apresentado no Festival de Cannes de 2008 como The Exchange, o filme de Clint Eastwood sobre o caso de uma criança raptada em Los Angeles, em 1928, acabou por ser lançado com o título que o realizador escolhera: Changeling — entre nós: A Troca. Não é um mero detalhe, uma vez que o termo "changeling" remete para uma ideia de troca (de crianças) que pode ter tido uma intervenção mais ou menos fantástica, ou mesmo para um ser de fábula. Como se a realidade fosse, afinal, o reflexo de uma lógica que transcende o seu próprio... "realismo".
Assim é, de facto, nesta história de uma mãe que não aceita a criança que lhe "devolvem" — porque, na verdade, não é o seu filho — acabando por ser internada como doente mental. Eastwood filma o próprio trabalho do poder (policial e político) no sentido de impor uma definição unilateral da realidade e, no limite, uma lógica determinista para o funcionamento da polis: A Troca é também um dos mais belos filmes que já se fizeram sobre a cidade de Los Angeles (fazendo lembrar, em alguns aspectos da sua estrutura labiríntica, o Chinatown, de Roman Polanski, lançado em 1974, e cuja acção, em meados da década de 30, é mais ou menos contemporânea do período em que decorre o capítulo final de A Troca).
A composição de Angelina Jolie na personagem da mãe prova duas coisas distintas, mas eventualmente complementares: primeiro, que a noção de retrato psicológico não se perdeu nas abstracções de efeitos mais ou menos especiais; segundo, que o realismo mais carnal pode ser o princípio de uma dimensão visceralmente trágica.

>>> Sobre o termo "changeling".
>>> Los Angeles nos anos 1913/41.
>>> Sobre Clint Eastwood.
>>> Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados: página de Angelina Jolie.
>>> Site oficial do filme.