segunda-feira, dezembro 08, 2008

Madonna versus imprensa tablóide

A imprensa tablóide — cor de rosa ou de qualquer outra tonalidade — tem como lei o abuso da privacidade e, na maior parte das situações, goza de uma imensa impunidade. Aliás, essa impunidade não é apenas jurídica, é também informativa (muitas vezes, há que reconhecê-lo, face à passividade da outra imprensa).
Na prática, isso faz com se produza grande alarido sempre que algum órgão dessa imprensa consegue uma "manchete" mais ou menos "exclusiva" — aconteceu há poucos meses (19 Out.) quando o Mail on Sunday publicou imagens não autorizadas do casamento de Madonna e Guy Ritchie, realizado a 22 de Dezembro de 2000.
O que se noticia menos são as consequências legais — para não falarmos da agressão moral — de comportamentos deste género. Assim, o recente divórcio do casal não impediu que Madonna tivesse apresentado uma queixa por violação de privacidade e direito à sua imagem. Agora, o juiz que tomou conta do caso deu razão a Madonna, devendo anunciar no princípio do próximo ano qual a compensação a que o jornal será obrigado — o valor de indemnização pedido por Matthew Nicklin, advogado de Madonna, é de 5 milhões de libras (cerca de 5.750.000 euros).