domingo, novembro 23, 2008

Um organista com alma pop

É verdade que já passaram alguns anos desde que o look menos canónico do violinista Nigel Kennedy mostrou que a música clássica também podia gerar estrelas “pop”... Os escaparates das novidades foram-se habituando a visuais menos comuns. Mesmo assim, o organista Cameron Carpenter consegue chamar a atenção pela forma como se apresenta, antes mesmo de ouvirmos sequer uma nota tocada. Camisolas e calças justas, sapatos em bico, penteado “modernaço”... Usam-se, quando de sei se fala, expressões como “maverick”, invulgar ou mesmo controverso. E Revolutoinary, o primeiro álbum que edita pela Telarc, pelo menos não passará despercebido.

Cameron Carpenter (n. 1981), estudou na Julliard School e hoje é o organista residente da Middle Collegiate Church, no East Village, em Nova Iorque. Aí tem a seu cargo um novo orgão virtual (ou seja, que usa tecnologia digital), que ele próprio concebeu em função das características acústicas da igreja, e que hoje substitui o que ficou substancialmente danificado pela poeira levantada pela derrocada das torres gémeas, no 11 de Setembro de 2001. Virtuoso, revela também na sua relação com o orgão uma postura atlética (sobretudo no trabalho com a pedaleira). O trabalho aqui registado esconde, de resto, as horas que passa no ginásio. Há dois anos, a sua estreia nos discos fazia-se com Pictures at an Exhibition (na SeeMusic), no qual juntava um arranjo novo para a obra de Mussorgsky à sua improvisação apresentada como New Yorc City Sessions. Agora, Revolutionary confirma o que o primeiro álbum sugerira: uma vivência herdeira de tradições, mas firme na vontade de expressar uma personalidade que traduz um tempo e um lugar. O disco junta duas peças suas (uma delas uma homenagem a Klaus Kinski) a arranjos para orgão solo de obras de Liszt, Bach ou Chopin (do Étude Op. 10 Nº 12 em dó menor (Revolucionário) de resto, nascendo o título do álbum).



Cameron Carpenter interpreta aqui o Étude Op. 10 Nº 12, de Chopin (também conhecido como Revolutionary). As imagens pertencem a um DVD editado em conjunto com o álbum.