quarta-feira, agosto 06, 2008

Violência dos blogs (2)

THOMAS EAKINS The Thinker: Portrait of Louis Kenton (1900)

[1]

Um dos efeitos mais sinistros da proliferação de blogs "pessoais" (de confessionalismo mais ou menos patético e, na sua esmagadora maioria, anónimos) é a quotidiana desvalorização do pensamento crítico.
Claro que não se trata de um fenómeno exclusivo da esfera bloguista. Longe disso. Desde os reality shows à imprensa dos "famosos", a arte de pensar (o gosto e o prazer de a praticar) é hoje atacada de todos os lados e, importa reconhecê-lo, com poderosíssimas armas económicas e mediáticas — a indigência intelectual é mesmo promovida como um signo de moda e superioridade social.
Nem sequer se trata de uma tendência que vise predominantemente um ou outro tipo de crítica. O espaço do cinema é mais imediatamente vulnerável (por razões que decorrem da sua própria acessibilidade no mercado), mas todas as formas de intervenção crítica são frequentemente atacadas como coisa nefasta, doentia e até, sem qualquer ambiguidade, digna de aniquilamento.
Como é óbvio, também não se trata de contrapor a tal violência a defesa do discurso crítico "a" ou "b", muito menos da personalidade "x" ou "y". Acontece que é possível discordar radicalmente de uma intervenção crítica sem a demonizar e, acima de tudo, sem pôr em causa a existência — necessariamente plural e contraditória — de terrenos de e para enunciação de ideias. O que está a acontecer é que esses terrenos estão a ser diariamente devastados pela peste virtual.