quarta-feira, junho 25, 2008

De Hollywood para... Bollywood?

Estará Steven Spielberg a caminho de Bollywood?... Não, não há nenhuma letra errada: é mesmo Bollywood. De facto, o mago de Hollywood poderá estar a traçar um novo caminho que, pelo menos em termos financeiros, o vai fazer passar também pela indústria cinematográfica da Índia.
A situação decorre de uma conjuntura já aqui referida: descontente com a sua integração na Paramount, Spielberg está a tentar refazer a sua própria independência, ou melhor, a DreamWorks quer recuperar a sua autonomia como estúdio independente. Para o conseguir, necessita de um valor que, inicialmente, foi referido como oscilando entre 500 e mil milhões de dólares. Na verdade, a sua aposta cifra-se agora em 2 mil milhões (cerca de 1280 milhões de euros ou, em escudos, 256 milhões de contos) — e uma fonte essencial de financiamento poderá ser um dos mais fortes grupos indianos, a Reliance Entertainment.
Embora se saiba muito pouco sobre as negociações em cur-so (que também envolvem um outro estúdio americano: Universal Pictures), a sua simples existência confirma o interesse, já manifestado no último Festival de Cannes, da Reliance em investir na produção cinemato-gráfica americana — interesse, aliás, também provado pelas negociações em curso com as empresas produtoras de Jim Carrey, George Clooney e Brad Pitt, entre outros.
Aconteça o que acontecer, este poderá ser um movimento vital para a carreira — como realizador e produtor — do cineasta ligado a fenómenos de culto como E.T. [foto] ou as sagas de "Indiana Jones" e "Parque Jurássico". Uma coisa é certa: a globalização é, mais do que nunca, um factor operante no cinema e em todas as áreas do entertainment que com ele se cruzam.