quarta-feira, junho 06, 2007

Rostos e máscaras

No site de Ocean's Thirteen, é possível escutar alguma da sua música composta por David Holmes. Aí podemos pressentir as singularidades do empreendimento: trata-se de ser nostálgico, recuperando a postura muito cool de outros tempos — obviamente ligada à herança do Rat Pack (presente no primeiro Ocean's Eleven, de 1960) e ao jazz da sua época —, ao mesmo tempo que se procura uma espécie de abstracção contemporânea, distanciada e, à sua maneira, desencantada.
Que é como quem diz: George Clooney não põe aquele bigode para esconder que é George Clooney — trata-se antes de dizer que chegámos ao ponto em que a intencionalidade das máscaras pode ser uma versão insólita, porventura desesperada, da verdade que ainda conseguimos partilhar uns com os outros. O filme de Steven Soderbergh é um objecto deste nosso tempo de simulacros e simulações. Possui a precisão nostálgica de quem sabe que, sejam quais forem as memórias convocadas, o criador fala sempre da sua solidão criativa. Será preciso acrescentar que Ocean's Thirteen é um filme feliz?

* Ocean's Eleven (1960)
* Ocean's Eleven (2001)
* Ocean's Twelve (2004)
* Ocean's Thirteen (2007)