Com a chegada do novo e magnífico Chaos and Creation in the Backyard, de Paul McCartney, vale a pena revisitar as suas primeiras experiências a solo: por exemplo, Ram (1971), segunda gravação de estúdio da era pós-Beatles (depois do admirável McCartney, um ano antes, em que o autor assumia todos os instrumentos).
Nascido de um espaço claramente confessional e familiar, com a cumplicidade criativa de Linda McCartney, Ram é uma belíssima teia de canções que oscila, com elegância e sem preconceitos, entre a mais pura balada (Heart of the Country) e um rock puro e duro, apoiado em espectaculares guitarras (Monkberry Moon Delight); há mesmo um espantoso exercício de colagem (Uncle Albert-Admiral Halsey) que não deixa de evocar algumas experiências dos Beatles (nomeadamente o emblemático Happiness Is a Warm Gun, do álbum branco, de 1968).
Uma outra hipótese que vale a pena redescobrir, quanto mais não seja por gosto do contraste (e também porque o seu alinhamento pode ser visto como uma colecção de inspirações e referências pessoais), será o Unplugged, que McCartney gravou para a MTV em 1991.
MAIL