POINT BLANK (EUA, 1967)
de John Boorman
com Lee Marvin, Angie Dickinson, John Vernon
É uma das grandes referências fundadoras do "thriller" moderno e também o filme que impôs o britânico John Boorman na máquina de produção de Hollywood. Quase 40 anos passados sobre a sua estreia, o que mais impressiona é a austeridade de processos narrativos: através de uma montagem que sabe aplicar as elipses de forma brilhante, Boorman define uma teia emocional tanto mais envolvente quanto marcada, não por estereótipos humanos, mas genuínas personagens. Lee Marvin, na época de maior popularidade da sua carreira (rodara, um ano antes, Os Profissionais e, no mesmo ano, Doze Indomáveis Patifes), é um impressionante anti-herói, confrontado com um mundo mercantil que já não corresponde aos seus códigos de honra. Em resumo: um filme fundamental para compreender como 1967 (o ano de Bonnie e Clyde) é um momento fulcral na transfiguração da herança clássica.
TCM: 9 de Setembro, 20h10
MAIL
de John Boorman
com Lee Marvin, Angie Dickinson, John Vernon
É uma das grandes referências fundadoras do "thriller" moderno e também o filme que impôs o britânico John Boorman na máquina de produção de Hollywood. Quase 40 anos passados sobre a sua estreia, o que mais impressiona é a austeridade de processos narrativos: através de uma montagem que sabe aplicar as elipses de forma brilhante, Boorman define uma teia emocional tanto mais envolvente quanto marcada, não por estereótipos humanos, mas genuínas personagens. Lee Marvin, na época de maior popularidade da sua carreira (rodara, um ano antes, Os Profissionais e, no mesmo ano, Doze Indomáveis Patifes), é um impressionante anti-herói, confrontado com um mundo mercantil que já não corresponde aos seus códigos de honra. Em resumo: um filme fundamental para compreender como 1967 (o ano de Bonnie e Clyde) é um momento fulcral na transfiguração da herança clássica.
TCM: 9 de Setembro, 20h10