sábado, setembro 03, 2005

Retro: Brian Eno, 1975

O recente regresso de Brian Eno às canções no álbum Another Day On Earth (2005), 15 anos depois de uma magnífica parceria pop com John Cale (Wrong Way Up, 1990, disco agora reeditado, com som remasterizado, entre nós, pela Edel) convida-nos a redescobrir a sua curta, mas fundamental obra pop, e recuperar sobretudo essa obra-prima visionária que foi Another Green World (1975).
Depois de abandonar os Roxy Music em 1973, Eno encetou um processo de reinvenção do processo criativo pop, afirmando-se mais como instigador de colaborações, manipulador de máquinas e criador de texturas que como “músico” na mais tradicional acepção da palavra. Depois de uma estreia ainda com sabor glam (e sob evidentes marcas de idiossincrasias vocais do velho parceiro Bryan Ferry) em Here Comes The Warm Jets (1973), de uma mais ousada tentativa de desmontagem de princípios clássicos em Taking Tiger Mountain (By Stategy) (1974) e de uma série de acidentes (com hospital pelo meio) dos quais nasceu em si a visão de uma nova forma de escutar música, integrando-a no ambiente, o seu terceiro álbum pop assinalou em 1975 um ponto de não retorno na sua obra (e na concepção da canção pop).
Enquanto o lado A do disco (sim, coisas do tempo do velho vinil) mantém uma ligação à herança formal da canção pop, a face B mostra sinais de assimilação de uma lógica de criação mais sugerida que imposta, trabalhando essencialmente ferramentas electrónicas e guitarras discretas, em temas instrumentais de expressiva carga textural que, de certa maneira, definiram princípios e rumos que a sua obra tomou de então em diante. Peças lentas, ângulos suaves, a apontar os estímulos mais à mente que ao corpo, no ano zero da história da música ambiental. N.G.
BRIAN ENO
“Another Green World” Virgin, 1975 (reedição remasterizada em 2004)

Depois deste disco, escutar:
Brian Eno “Another Day On Earth” (2005)
Passengers “Original Soundtracks – Vol 1” (1995)
Harold Budd, Simon Raymonde, Robin Guthrie, Elizabeth Frazer “The Moonad And The Melodies” (1986)


Sobre Brian Eno: www.enoweb.co.uk