sábado, setembro 24, 2005

"The Hollywood Reporter": 75 anos

O lendário THR, ou seja, o jornal The Hollywood Reporter, uma das mais prestigiadas publicações da comunidade cinematográfica dos EUA, está a comemorar 75 anos de existência. Fundado por William (Billy) R. Wilkerson (aqui recordado numa caricatura assinada pelo grande Ed Wexler), THR teve o primeiro número publicado a de Setembro de 1930. Para assinalar a data, os seus redactores produziram dois fantásticos dossiers, disponíveis online:
* O 75º Aniversário — Uma memória de alguns momentos marcantes da evolução da indústria, incluindo o envolvimento de Hollywood na propaganda anti-nazi, durante a Segunda Guerra Mundial, e as transformações da produção e do mercado desencadeadas pela "idade dos blockbusters", inaugurada em 1975 com Tubarão, de Steven Spielberg. O dossier inclui ainda trabalhos sobre alguns produtores marcantes na evolução do cinema americano, entre os quais Louis B. Mayer, Walt Disney e Darryl Zanuck.
* O Futuro do entertainment — Uma impressionante colecção de artigos sobre os vectores fundamentais da evolução, a curto e médio prazo, do mundo das imagens e dos sons: a consolidação do digital, a importância crescente dos downloads (músicas + filmes) e o ensino das artes audiovisuais são alguns dos temas em destaque. O dossier é completado por depoimentos de personalidades marcantes do entertainment, incluindo James Cameron, George Lucas e Chris Albrecht (presidente da cadeia televisiva HBO).
MAIL