Os nomes não dirão muito à maior parte de nós (a começar por mim, bem entendido): Hideshi Akuta (voz, guitarra & saxofone), Akira Tsukada (guitarra), Yoshifumi Ito (baixo) e Kimihiro Takemae (bateria). Juntos formam os So-Do, banda que, rezam as crónicas, ocupou um lugar central nas dinâmicas de um punk já em decomposição, seduzido por derivações folk, psicadélicas e... umas boas doses de reggae. Onde? No Japão. Há 40 anos.
Com chancela da Bandcamp, eles aí estão numa antologia, no mínimo, surpreendente — com uma inusitada elegância poética que transcende qualquer possível desgaste promovido pela passagem das décadas: Studio Works '83-'85 é uma preciosa coleção de canções, além do mais tocada por uma alegria paradoxal, contida e incisiva, que, também ela, transcende as barreiras da língua.
Eis Morning, pequeno prodígio de ritmo e melodia, canção nº7 de um alinhamento de oito.
目覚める前のわずかな時
限りなくひろがる時
木立がそばにある
このまま眠りけたい
風が運んでくる歌
遠い国の歌
アラビアの海に沈む貝
アフリカの乾いた砂
まだまだまだ、まだまだまだ、まだこのまま眠り続けよう
In the brief moments before waking,
A time that stretches infinitely,
The trees stand nearby.
I wish to remain asleep just like this.
The wind brings a song,
A song from a distant land.
A shell sinking in the Arabian Sea,
Dry sands of Africa.
Still, still, still, I want to continue sleeping like this.