segunda-feira, julho 15, 2024

Shelley Duvall (1949 - 2024)

Shining (1980)

Actriz de todas as estranhezas, Shelley Duvall foi-o tanto mais quanto soube sê-lo através de uma pose natural, quase naturalista, capaz de fixar o olhar distraído da câmara — faleceu a 11 de julho, quatro dias depois de ter completado 75 anos.
Descoberta por Robert Altman, começou a carreira em dois dos seus filmes: Brewster McLoud (1970) e McCabe & Mrs. Miller/A Noite Fez-se para Amar (1971), este um dos mais notáveis westerns "revisionistas" da época, protagonizado por Warren Beatty e Julie Christie. Vimo-la em Annie Hall (1977), de Woody Allen, e, claro, nos dois filmes de 1980 que definiram a sua carreira e, num certo sentido, a sua pessoalíssima icocnografia: Shining, de Stanley Kubrick, e Popeye, de novo sob a direcção de Altman.
Com um invulgar sentido do timing das palavras em cinema, foi uma intérprete tão inclassificável quanto vulnerável, o que, evidentemente, sempre reforçou a sua aura. Dir-se-ia que foi demasiado diferente para ser uma estrela, ao mesmo tempo desconcertantemente normal na representação da excepção.

>>> Com Jack Nicholson, em Shining.

 
 
>>> Com Robin Williams, em Popeye.
 
 
 
>>> Obituário em Entertainment Tonight.


>>> Perfil de Shelley Duvall (The Hollywood Reporter, 11 fevereiro 2021).