segunda-feira, abril 03, 2023

Ryuichi Sakamoto (1952 - 2023)

[ Wikipedia ]

Da música ao cinema, incluindo a música para cinema, o japonês Ryuichi Sakamoto é uma personalidade única e fascinante da história artística das últimas décadas: faleceu, vítima de cancro, no dia 28 de março (a morte só foi divulgada a 2 de abril, já depois das cerimónias fúnebres) — contava 71 anos.
Dos tempos heróicos da banda electrónica Yellow Magic Orchestra, fundada em 1978 com Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi, até ao álbum 12, lançado em janeiro de 2023, reflectindo as condições de saúde do seu autor, Sakamoto foi um criador de muitos cruzamentos estéticos, sempre seduzido por um intimismo tendencialmente minimalista, mesmo quando as suas composições não temiam expor-se com pompa e circunstância.
Um dos seus títulos mais universais é, por certo, o filme Feliz Natal, Mr. Lawrence (1983), de Nagisa Oshima, em que partilhava o protagonismo com David Bowie — a respectiva banda sonora valeu-lhe um Globo de Ouro da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood. Com a música de O Último Imperador (1987), de Bernardo Bertolucci, obteve um Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (partilhado com David Byrne e Cong Su).

>>> Yellow Magic Orchestra, Rydeen (1979).


>>> Trailer de Feliz Natal, Mr. Lawrence.


>>> Piano solo: tema de Feliz Natal, Mr. Lawrence.


>>> We Love You (Jagger/Richards), canção incluída no álbum Beauty (1989) — com Arto Lindsay, no Apollo Theater, Nova Iorque, 1990.


>>> Snake Eyes (1998), tema para o filme homónimo de Brian de Palma, com Nicolas Cage.


>>> Como intérprete de Rain (1993), de Madonna — realização de Mark Romanek.


>>> "20220304", faixa final de 12, derradeiro álbum de estúdio.


>>> Obituário em The Japan Times + Rolling Stone + Le Monde.
>>> Entrevista no New York Times (14 julho 2021).
>>> Site oficial de Ryuichi Sakamoto + Instagram.