Pianista, compositor, produtor musical, o seu legado inclui algumas das canções mais poulares do século XX, muitas delas com letras de Hal David (1921-2012): nascido em Kansas City, Burt Bacharach faleceu em Los Angeles, no dia 8 de fevereiro — contava 94 anos.
A ligeireza da sua arte sempre foi ambígua, nascia de uma formação sofisticada, em nada estranha ao swing de algum jazz, apoiada numa arte da instrumentalização que ele controlava como quem retira (em vez de acrescentar) instrumentos para encontrar a contenção própria da harmonia final. Com uma obra de impressionante grandeza e diversidade, tem o seu nome ligado a alguns títulos marcantes de um período de drásticas transformações no cinema de Hollywood — eis três referências emblemáticas.
>>> What's New, Pussycat?: Tom Jones interpreta a canção-tema da comédia homónima de 1965 (Que Há de Novo, Gatinha?), de Clive Donner, com Peter Sellers, Peter O'Toole, Romy Schneider, Ursula Andress e Woody Allen (também autor do argumento).
>>> Raindrops Keep Fallin' on My Head: canção da banda sonora de Butch Cassidy and the Sundance Kid/Dois Homens e um Destino (1969), de George Roy Hill, com Paul Newman, Robert Redford e Katharine Ross; o filme valeu-lhe dois dos seus três Oscars (melhor música e melhor canção) — primeiro, extracto do filme com a canção; depois, com Bacharach ao piano, numa performance em Glastonbury 2015.
>>> I Just Don't Know What to Do with Myself: composta em 1962, a canção seria celebrizada pela versão de Dusty Springfield, gravada em 1964; esta é a versão dos White Stripes, data de 2003, em teledisco protagonizado por Kate Moss e dirigido por Sofia Coppola.
>>> Obituário: NPR + The Guardian.
>>> Página dedicada a Burt Bacharach no Billboard.
>>> Site oficial de Burt Bacharach.
>>> Burt Bacharach no Songwriters Hall of Fame.
>>> Tributo de Elvis Costello [Variety].