segunda-feira, dezembro 26, 2022

António Mega Ferreira (1949 - 2022)

[ FOTO: Gerardo Santos / DN ]

Escritor, jornalista, criador de novos e fascinantes factos culturais, António Mega Ferreira faleceu no dia 26 de dezembro, em Lisboa — contava 73 anos.
Começou no jornalismo, em 1968, como redactor do Comércio do Funchal, tendo passado, entre outras publicações, pelo Jornal Novo, Expresso, O Jornal e Jornal de Letras — neste último foi chefe de redacção, cargo que também desempenhou na RTP2. Depois, como colunista, o seu nome surgiu em diversas publicações, incluindo Expresso, Diário Económico e Diário de Notícias.
O seu trabalho foi decisivo na organização da Expo'98, tendo sido seu comissário — depois, entre 1999 e 2002, presidiu ao Parque Expo. Presidiu ao Conselho de Admninistração da Fundação Centro Cultural de Belém, de 2006 a 2012. O último cargo público que assumiu foi o de director da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Entre 1986 e 1988, foi director editorial do Círculo de Leitores, tendo criado a revista Ler, que também dirigiu. Como autor literário, por certo a área fulcral do seu legado, deixa uma obra de várias dezenas de títulos, entre a crónica de viagens e o romance, passando pela poesia. A paixão pela Itália — e, também por isso, pela escrita "italiana" de Stendhal — é um dos pontos de fuga, afectivo e civilizacional, da sua escrita.
Estes são os dois primeiros parágrafos de 'O centro de Roma', texto de abertura do livro Roma - Exercícios de reconhecimento (ed. Sextante, 2003).

>>> Cada viajante constrói, das cidades que ama, uma ideia que raramente coincide com a lógica da geografia urbana. Na sua forma de amar uma cidade, desenha percursos, associações imaginárias, mitos instrumentais que o fazem ver as fachadas, os monumentos, as praças e as gentes de uma determinada zona como os melhores sinais identificadores do espírito do lugar. A sua noção de geografia é essencialmente afetiva, as suas preferências não são racionais, e, por isso, essa zona eleita figura no seu espírito, e para sempre, como o centro da cidade. Para mim, a Piazza della Rotonda e o Panteão são o verdadeiro centro de Roma.
Lembro-me perfeitamente da primeira vez que vi o Panteão, há mais de três décadas. Vinha da Piazza della Minerva, onde alguém me chamara a atenção para o gracioso elefante de Bernini que suporta um antiquíssimo obelisco egípcio em granito de Assuão e, antes mesmo de abordar lateralmente a entrada principal do Panteão, extasiara-me com um golpe de luz sobre a fachada ocre do modesto Albergo Abruzzi. O templo estava fechado, era talvez ao fim da tarde, e grupos de turistas vagueavam sob as colunas do pórtico. A imagem que guardo é a de um sereno abandono, mas era verão e as tardes aquecem ao calor da pedra, na Roma que amo como nenhuma outra cidade.

>>> Depoimento para a RTPN (2011) sobre três "leituras eternas".


>>> Obituário: RTP + Imprensa Nacional.