segunda-feira, agosto 08, 2022

Elogio de Brad Pitt

Bullet Train / Comboio Bala: sofisticação & humor

A popularidade de Brad Pitt como actor está longe de esgotar o seu trabalho no interior de Hollywood: importa não esquecer os seus fundamentais contributos como produtor.
A esse propósito, observemos os mapas das receitas do cinema dos EUA neste último fim de semana, verificamos que o novo filme com Brad Pitt — Bullet Train, entre nós lançado como Comboio Bala — surge em destaque nos tops. Nas salas americanas, esta magnífica paródia “policial” lidera com cerca de 30 milhões de dólares de receitas, acumulando um pouco mais no mercado internacional.
É uma performance consistente, ainda que apenas mediana no contexto da indústria de Hollywood. Seja como for, a maior parte das notícias omite a importância de Brad Pitt na história das últimas duas décadas da produção americana. Entenda-se: os filmes não são “bons” nem “maus” em função dos seus rendimentos… Nada disso! Acontece que há personalidades que poderiam (ou deveriam) ser conhecidas e reconhecidas por algo mais do que a sua fotogenia.
Na verdade, Brad Pitt tem tido uma exemplar carreira de produtor através da empresa Plan B, por ele fundada em 2001, tendo como sócios Jennifer Aniston (então sua mulher) e o amigo Brad Grey (falecido em 2017, contava 59 anos).
Com chancela da Plan B, como produtora principal ou associada, fizeram-se filmes tão diversos — e tão importantes — como The Departed - Entre Inimigos (2006), de Martin Scorsese, O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford (2007), de Andrew Dominik, A Árvore da Vida (2011), de Terrence Malick (cujo trailer se recorda aqui em baixo), 12 Anos Escravo (2013), de Steve McQueen, ou Moonlight (2016), de Barry Jenkins.
Quer isto dizer que a Plan B não tem servido apenas para organizar alguns dos projectos protagonizados pelo próprio Brad Pitt. Há na sua estratégia um desejo de diversidade e experimentação que, além do mais, lhe tem valido significativas distinções, incluindo vários Oscars. Mesmo face ao novo Bullet Train, creio que será útil sublinhar que os caminhos do “entertainment” estão longe de se esgotar nas aventuras de super-heróis com carimbo da Marvel ou da DC Comics: com um Brad Pitt de muita sabedoria e ironia, Bullet Train é mesmo uma das mais inventivas e sofisticadas comédias que vimos em tempos recentes.