domingo, julho 03, 2022

Peter Brook (1925 - 2022)

[Wikipedia]

Encenador lendário da história do teatro do século XX, com uma visão profundamente enraizada nos clássicos (sobretudo Shakespeare), ao mesmo tempo criador de um experimentalismo que nunca abdicou do primado do texto, o inglês Peter Brook faleceu no dia 2 de junho, em Paris — contava 97 anos.
Eis cinco referências que podem ajudar a percorrer a trajectória multifaceta de Brook:
Rei Lear (1962), com Paul Scofield, uma das várias encenações de Shakespeare sob a égide da Royal Shakespeare Company.
Marat/Sade (1964), por certo um dos momentos míticos do labor de Brook, adaptando a peça de Peter Weiss, integrando elementos herdados do teatro de Antonin Artaud e Bertolt Brecht.
Ubu aux Bouffes (1977), segundo Alfred Jarry, no Théâtre des Bouffes du Nord, em Paris, palco central do seu trabalho em França (onde passou a residir a partir de 1974).
The Mahabharata (1985), com a colaboração de Jean-Claude Carrière, refazando uma colecção de lendas da Índia antiga.
Don Giovanni (1998), de Mozart, encenação concebida para o 50º Festival International de Arte Lírica de Aix-en-Provence.
Também com uma significativa filmografia, Brook transpôs, por vezes, algumas das suas encenações teatrais — assim aconteceu com Marat/Sade (1967), Rei Lear (1971) e The Mahabharata (1989). Dirigiu também Moderato Cantabile (1960), segundo Marguerite Duras, filme que valeu a Jeanne Moreau um prémio de interpretação em Cannes — insatisfeita com os resultados, Duras decidiu, a partir daí, realizar os filmes inspirados nos seus próprios textos.
Entre os livros que publicou incluem-se The Empty Space (1968), examinando diferentes concepções e pontos de vista teatrais, tendo como base um conjunto de quatro conferências encomendadas pela Granada Television, e The Open Door (1995), um conjunto de "pensamentos sobre a representação e o teatro".

>>> Extracto do filme Moderato Cantabile (1960), com Jeanne Moreau e Jean-Paul Belmondo.


>>> Extracto do filme Rei Lear (1971), com Paul Scofield.


>>> Peter Brook explica a origem de The Mahabharata.


>>> Obituário: Le Monde + The Guardian.
>>> Site oficial de Peter Brook.