sábado, junho 11, 2022

Julee Cruise (1956 - 2022)

Popularizada pelo seu trabalho com David Lynch, a cantora americana Julee Cruise faleceu no dia 9 de junho, contava 65 anos. Segundo informações prestadas pelo marido, Edward Grinnan, Cruise suicidou-se — sofria de lupus eritematoso sistémico, doença autoimune que provoca dores intensas e incapacidade de caminhar; nas palavras de Grinnan, "deixou este mundo de acordo com os seus próprios termos".
O quarto e último álbum de Cruise, My Secret Life, foi lançado em 2011. Apesar da visibilidade de alguns capítulos da sua carreira — nomeadamente a digressão que fez com os B-52 (substituindo Cindy Wilson) e a participação no musical da Broadway Return to the Forbidden Planet —, foi a colaboração com Lynch que mais contribuiu para definir a sua imagem artística como representante do chamado "dream pop". Exemplares disso mesmo são:
Falling, canção-tema da série Twin Peaks (1990-91);
— o envolvimento, como autora e intérprete, em Industrial Symphony: Nº 1 (1990), produção teatral concebida por Lynch e Angelo Badalamenti;
— as interpretações da personagem de uma cantora no filme Twin Peaks: Fire Walk with Me (1992) e na série Twin Peaks: The Return (2017).
O seu primeiro álbum, Floating Into the Night (1989), foi produzido por Lynch/Badalamenti, integrando Falling e outros temas que surgem em Twin Peaks — é frequentemente encarado como uma espécie de banda sonora "oficiosa" da série. Em qualquer caso, uma das suas canções, Mysteries of Love, existia já em 1986, ano em que surgiu na banda sonora de outro filme de Lynch, Veludo Azul.

>>> Falling, num programa da televisão sueca, em 1990.


>>> Your Girl (c/ DJ Dmitry), do álbum My Secret Life.
 

>>> Obituário na Variety.